O TURBO NA DECOLAGEM

Já a muito tempo venho falando na utilização do turbo compressor para auxiliar a decolagem do avião. Não concordo em usar o turbo para vôo normal. Para pressões até 1.25 quilos por centímetro quadrado, como forma de compensar a potência devido a altitude que se encontra a aeronave, poderia também ser a opção.

A turbina sendo utilizada discriminadamente por adicionar potência ao motor, fará com que sua vida útil seja reduzida. Existe no entanto uma opção que me parece muito interessante, que é usar a turbina na decolagem. Desta forma existiria um benefício muito grande para a aeronave. Qualquer um que já tenha tentado ajustar ou comprar uma nova hélice para melhorar o rendimento de seu avião, sabe do que falo. Existe uma dificulcade enorme para se encontra uma relação ótima entre a decolagem e a velocidade cruzeiro. Ao se conseguir boa decolagem, jogamos 10 a 20 milhas a velocidade cruzeiro para baixo ( na nossa aviação leve ), e as se otimizar a velocidade cruzeiro, jogamos de 300 a 600 metros aproximadamente a mais na decolagem. A solução passa sem dúvida por uma hélice de passo. Esta sim resolve tudo. Mas uma hélice de passo confiável costuma custar entre 7 e 12 mil dólares para potências de até 200 hp.Existem outras a um custo menor, mas ai vem a dúvida, funciona bem ?

É por isso que acho o turbo uma boa opção. A idéia é a seguinte; Se opta por uma hélice que fará com que a aeronave tenha uma velocidade cruzeiro boa e uma péssima decolagem. ( Para os primeiros vôos, a hélice deve priorizar a decolagem curta e só depois comprar outra hélice para velocidade cruzeiro. A hélice de madeira custa por volta de 600 reais.) Para resolver o problema da péssima decolagem, se adicionaria um turbo compressor com no máximo uma pressão de 0,6 quilos, sendo no entanto o ideal, algo em torno de 0,4 quilos. Com isso obtemos uma boa decolagem e uma boa velocidade cruzeiro.

Falar é fácil, fazer é que são elas. Colocar turbo em um motor é fácil, fazê-lo trabalhar dentro dos parâmetros ideais é que é o difícil. Ao meu ver o motor tem que trabalhar o mais original possível, e só ser alterado na hora que o turbo entrar. Ao colocarmos uma pressão de 0,6 no turbo, teremos que recuar o avanço da ignição para 20/22 graus, pois se o mesmo trabalhasse por volta dos 23/40 que seria normal a 5000 rpm, acabaria furando os pistões do motor pois a temperatura subiria muito. O que se faz atualmente é travar o avaço em 21 graus aproximadamente. Com isso o motor trabalha razoavelmente com o turbo mas fica pouco a vontade para rodar sem o turbo, e gastando mais que o necessário. Alias, esta gasolina adicional tem a função de encharcar a cabeça do pistão e fazer baixar a temperatura deste de forma a evitar que este acaba sendo furado.

Recentemente procurando na internet um sistema que controlasse o avanço da ignição quando o turbo entrasse ( nos EUA tem ), me deparei com a CM Racing que possui um produto que é exatamente e muito mais de que desejava encontrar. A CM Racing desenvolveu um módulo de gerenciamento da ignição que chamou de MEG ou Módulo Eletrônico de Gerenciamento. Este módulo, libera inclusive o sistema anti roubo dos motores injetados AP2000.

O que faz este módulo de tão especial? Em primeiro lugar, deixa o motor trabalhar do jeitinho que a fábrica determinou apesar do turbo. Em segundo lugar, ao entrar o turbo, ele monitora a ignição e injeção fazendo com que o turbo trabalhe totalmente dentro dos parâmetros que seriam ideais para o motor.Este módulo já existe desde 1991, ou seja, já tem 15 anos de idade, e a CM Racing já turbinou mais de 3000 veículos. O Cezar, um dos responsáveis já batalhou muito em dinamômetros até chegar onde esta.´Este módulo é com certeza a melhor resposta aos problemas de colocação de turbo em uma aeronave.Com ele teremos um motor original e quando solicitado se pode ter 160 hp com bom funcionamento.

Para os KR-EH recomendo os motores AP 2000 com trubo para auxilar a decolagem e agora, com certeza gerenciado pelo MEG.

O Meg, com bobinas de alta tensão e tudo custa 725 reais. Um kit de turbo custa 1240 reais. Tudo por 2000 reais. O ideal seria adquirir tudo de CM Racing inclusive com a orientação de montagem. Não sei quanto ele cobra pelo seu kit do turbo, mas acredito que o preço seja próximo além das dicas e instruções para montagem.

Saber mais sobre o MEG                          Saber mais sobre Turbo                   Site da CM Racing

Eduardo Hilton