BREEZY

 Clássico da aviação experimental. Foi um dos primeiros experimental aberto a fazer sucesso. Todo em estrutura de aço solado, e aparente. Bi-place em tandem, asa alta, motor Lycoming 65, ou motor automotivo com potência até 100 HP, é um avião aberto, e nascia daí a idéia de fazer ultraleves. Utiliza-se de asas de PA-18, PA-14, PA-12, J-3, J-4, J-5 ou Piper Super Cruiser.

Carl Unger, seu projetista não vende kits desta aeronave, porém vende sua planta por U$ 90,00. O E-Z Flyer, tem o mesmo desenho do Breezy. Seu trem de pouso tipo triciclo, aliado a sua estrutura toda aparecendo, lhe dá um aspecto de robusto.

Para quem deseja fazer um ultraleve partindo de um motor automotivo, ai está um bom exemplar, lembrando porém, que na planta não consta os detalhes construtivos da asa, pois pode-se usar várias delas.

Os dados abaixo são estimados, pois poucos dados se tem desta aeronave, apesar deste primeiro aparelho se encontrar no Air Adventure Museum na EAA.

 Envergadura

10.6 m

Velocidade max.

100 mph

Área de Asa

16.7 m2

Velocidade cruz.

70 mph

Comprimento

6.5 m

Velocidade de stall

40 mph

Peso máximo

500 Kg

Teto de serviço

10.000 pés

Peso vazio

300 Kg

Potência

65 HP

Combustível cap.

40 litros

Subida

700 fpm

Lugares

2

   
Alcance

300 Km

   
Dist. de decolagem

80 m

   
Dist. de pouso

130 m

Fabricante

Carl Unger

CARL UNGER

8751 S. Kilboum

Oaklawn IL 60456-1021