BREEZY
Clássico da aviação experimental. Foi um dos primeiros experimental aberto a fazer sucesso. Todo em estrutura de aço solado, e aparente. Bi-place em tandem, asa alta, motor Lycoming 65, ou motor automotivo com potência até 100 HP, é um avião aberto, e nascia daí a idéia de fazer ultraleves. Utiliza-se de asas de PA-18, PA-14, PA-12, J-3, J-4, J-5 ou Piper Super Cruiser.
Carl Unger, seu projetista não vende kits desta aeronave, porém vende sua planta por U$ 90,00. O E-Z Flyer, tem o mesmo desenho do Breezy. Seu trem de pouso tipo triciclo, aliado a sua estrutura toda aparecendo, lhe dá um aspecto de robusto.
Para quem deseja fazer um ultraleve partindo de um motor automotivo, ai está um bom exemplar, lembrando porém, que na planta não consta os detalhes construtivos da asa, pois pode-se usar várias delas.
Os dados abaixo são estimados, pois poucos dados se tem desta aeronave, apesar deste primeiro aparelho se encontrar no Air Adventure Museum na EAA.
Envergadura | 10.6 m |
Velocidade max. | 100 mph |
Área de Asa | 16.7 m2 |
Velocidade cruz. | 70 mph |
Comprimento | 6.5 m |
Velocidade de stall | 40 mph |
Peso máximo | 500 Kg |
Teto de serviço | 10.000 pés |
Peso vazio | 300 Kg |
Potência | 65 HP |
Combustível cap. | 40 litros |
Subida | 700 fpm |
Lugares | 2 |
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Alcance | 300 Km |
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Dist. de decolagem | 80 m |
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Dist. de pouso | 130 m |
Fabricante | Carl Unger |
CARL UNGER
8751 S. Kilboum
Oaklawn IL 60456-1021