AIR CAM

Desenvolvido por Phil Lockwood especialmente para servir de base para fotografias aéreas da National Geographic Magazine, se mostrou melhor que o esperado. Desenvolvido para levar dois ocupantes em tandem, mais equipamentos, tem como principal característica dois motores Rotax 582 nas asas ( podem ser até dois Rotax 914 ), visando com isso uma maior segurança, tendo em vistas que iria voar em lugares ermos.

Sua fuselagem é aberta, porém sua "canoa ", é toda em alumínio, formando uma estrutura de proteção ao piloto e pax. É considerado um dos mais seguros ultraleves existentes, se não o mais seguro. Por ter um peso vazio ao redor de 400 Kg, esta aeronave pode não se encaixar no Brasil com ultraleve, porém por ser bi-motor, e não existir outro com tal configuração neste pais, pode ser que as autoridades aceitem a sua inclusão como ultraleve. No Brasil, dentro da aviação experimental, é comum se ajustar as leis de acordo com a necessidade. Portanto se primeiro perguntarmos se pode esta aeronave passar como ultraleve, a resposta será provavelmente não. Porém se montarmos a aeronave, e depois tentarmos legaliza-la, muito provavelmente em favor da segurança dos dois motores, as autoridades aceitarão o pedido. Assim tem sido feito em muitos casos da aviação experimental, e como exemplo cito que até pouco tempo atras não se permitia experimentais de 4 lugares, isso até aparecer o primeiro Velocity. Neste ponto , nossas autoridades no Brasil, tem sido bastante flexíveis, permitindo que esta aviação cresça cada vez mais, sempre dentro de limites, em que a segurança é levada em consideração.

Seu Kit incluindo os motores Rotax 582, sai por U$ 38.500,00, e tem um tempo estimado de construção de 600 horas-homem, porém pode-se chegar a 900 horas-homem, no caso de não se ter experiência de montagem.

 Envergadura

10.97 m

Velocidade max.

100 mph

Área de Asa

18.87 m2

Velocidade cruz.

80 mph

Comprimento

8.2 m

Velocidade de stall

35 mph

Peso máximo

681 Kg

Teto de serviço

20.000 pés

Peso vazio

400 Kg

Potência

2 x 65 HP

Combustível cap.

106 litros

Subida

1200 fpm

Lugares

2

   
Alcance

463 Km

   
Dist. de decolagem

52 m

   
Dist. de pouso

61 m

Fabricante

Leza-Loockwood

LEZA-LOOCKWOOD COORP

1 Leza Drive

Sebring FL 33870