Conhecendo o Hovercraft

Por Eduardo Hilton

E-mail: eduhilto@prover.com.br

O ar soprado para dentro de um colchão, permite que o veículo deslize sem atrito na superfície que se desloca.

Os veículos de colchão de ar conhecidos como HOVERCRAFT, se locomovem apoiados em uma camada de ar, não precisando de rodas para isso. Em função da ausência de contato com o solo trouxe como vantagens a capacidade de se locomover sobre a água, terra, arreia, neve etc. Pelo mesmo motivo, a velocidade é maior que a de um barco com a mesma potência e tamanho. Isso pode ser facilmente notado, quando vemos as velocidades atingidas pelos grandes Hovercrafts, em relação a navios do mesmo porte. O maior Hover de passageiros do mundo, o SR-N4, de 190 toneladas, é capaz de atingir cerca de 150 Km/h e tem uma velocidade cruzeiro próxima aos 90 Km/h. A velocidade máxima dos mais velozes navios é da ordem de 65 Km/h. Isso ocorre por várias razões. Num navio convencional, a área do casco, normalmente submersa, está sujeito a resistência ao avanço, em decorrência da "viscosidade" da água. Esta resistência absorve grande quantidade da força gerada pelos motores da embarcação. A proa e a popa de um navio em movimento provocam ondas que atuam como um dreno no suprimento de energia. Em baixa velocidade a formação de ondas é menos importante que a resistência ao avanço mas, à medida que a velocidade aumenta, as ondas se convertem no principal problema de desperdício de energia. Como os Hovers flutuam acima da água, estão livres destes problemas.

O Hover pequeno para se manter flutuando, necessita de uma pressão no colchão, inferior a 200 quilos por metro quadrado. ( Apenas para orientação, um pneu de um automóvel tem uma pressão ao redor de 2000 quilos por metro quadrado, portanto, aproximadamente 10 vezes maior do que necessita o Hover.

Ao ver um Hover deslizando, temos a nítida impressão que sua "saia" ( material emborrachado que se vê na lateral inferior dos Hover ) está raspando no chão. Entretanto o que realmente está acontecendo, é que o ar está saindo por baixo desta, e levanta uma cortina de pó, ou água, dependendo do local em que está deslizando, e com isso mantém a "saia" suspensa sem tocar no chão, apenas levemente em alguns momentos.

O princípio de funcionamento dos Hovercrafts, é simples. Consiste apenas na adição de ar em seu interior, de tal forma a fazê-lo ficar suspenso sobre este "colchão de ar".

Para que possamos reter o ar em seu interior, temos no entanto que construir uma "saia" ao seu redor, conseguindo desta forma obter o "colchão de ar".

O Hover é sem dúvida um ótimo passatempo, porém deve ser usado apenas em represas, mar, ou rios largos, pois apesar de não tocar na água, ele é sensível a inclinação. Ë como tentar parar uma esfera em uma mesa lisa, se esta está inclinada. Ou seja, difícil. O Hover flutua normalmente quando o motor está parado.

Permite locomover-se girando sobre si mesmo, por tempo indeterminado. Sair da água e parar na margem seca desde que existe uma rampa que permita isso, etc.

Existem muitos Hover de pequeno porte, com potências até 180 HP, que se utilizam de dois motores, sendo um para a sua sustentação, e outro para dar o movimento para a frente.

Alguns se utilizam de apenas um motor, que deverá estar colocado na parte de trás, e a sustentação será dada por uma derivação no fluxo de ar dado pela hélice.

Na figura que segue, o Hover possui apenas um motor, com derivação para o colchão.