REDUTOR PARA O MOTOR SUBARU

1800 / 2000 / 2200 / 2500

Recentemente foi me solicitado que desenvolvesse um projeto de redutor para que os próprios construtores pudessem fabricá-lo. Por isso, acabei projetando um, que possui uma relação de 1.78:1 e com capacidade de até 150 HP e 4400 rpm, podendo rodar por breves momentos s rotações maiores. A correia utilizada por ele é a Poly Chain cujos cordoneis são de Kevlar, sendo esta uma das melhores correias da atualidade. Este redutor é destinado aos motores Subaru, ou motores opostos de potência semelhante.

Este redutor é semelhante aos usados nos giros com motor Subaru porém, este projeto ainda não  foi colocado em uma bancada de testes entretanto já a muito, redutores semelhante vem rodando pelo EUA e mesmo no Brasil em alguns Subarus, alias, alguns copiados do girocóptero RAF. A principal idéia deste projeto, é dar subsídio para quem desejar fazer o seu próprio redutor, podendo ser o próprio do projeto ou outro com características semelhante, indicando o tipo de rolamento ideal, onde fresar as engrenagens, onde adquirir alumínios de boa qualidade, diâmetros de eixo, centralizações, etc. Ao fazer funcionar o redutor e antes portanto de voar, deve-se mantê-lo funcionando na aeronave, em várias faixas de rotações de forma a checar se está tudo OK. Não existe nele, chavetas, ou peças soldadas que possam acarretar em problemas, minimizando desta forma as chances de erros.

Desta forma, os construtores de experimentais com motor Subaru ou similar, poderão optar por comprar um pronto ou fazer o seu, lembrando sempre de testar antes de voar. O sistema pode servir de ponto de partida para desenvolvimento de um redutor para outros tipos de motores. 

Este redutor pode ser usado nos KR-EH, em girocópteros e em outras aeronaves inclusive nos aviões de asa alta tipo J3, onde teriam sobra de potência.

Este projeto é vendido por R$ 290,00, e consta de 22 páginas, com desenho de todas as peças necessárias para sua construção, e também desenhos em 3D, conforme pode ser visto abaixo, de forma a facilitar a compreensão dos desenhos por leigos em projeto. Consta ainda de fotos dos pontos de fixação do motor, de forma a evitar erros e desenho em corte do conjunto montado, além da especificação de materiais e tratamento térmico necessário. Caso queira entrar em contato, o link está abaixo.

   

E-mail para Eduardo Hilton

Tel: 011 4354 0347