AEROFÓLIOS PARA O KR-2S

Por Eduardo Hilton

  No Jornal passado, sob o título de Asas para o KR, fiz um comentário sob a necessidade perante a exigência de menos arrasto e mais eficiência para as aeronaves KR, tendo em vistas principalmente a uma modificação em seu habitáculo, onde visa o conforto em viagens acima de tudo.

O perfil adotado nesta modificação é o GA 42E215, que se caracteriza por tem um estol mais suave que o RAF 48, NLF0115, ou AS5045, e ainda, possui 15% menos momento que o RAF 48 e quase 40% menos que o AS5045.

 Alexandre Mater, associado ABRAEX, participou de um estudo nos EUA, via internet, sendo o único estrangeiro do grupo, onde se procurava encontrar um novo aerofólio para o KR. Surgiu deste estudo o AS5045, AS5046 e AS5048, sendo que o recomendado é para se utilizar o AS5048 na raiz e o AS5045 na ponta, ou o AS5046 em toda a asa. Os dados destes aerofólios referentes as coordenadas podem ser obtidos no endereço http://home.hiwaay.net~langford/as504x.html . É possível também adquirir por U$ 100,00 os gabaritos para a construção das nervuras, através da empresa de Mark Langford, que foi um dos primeiros a se movimentar a fim de ser realizado este estudo.

Este perfil para quem manterá a sua fuselagem original, ou seja estreita, mas aumentar o cone de cauda, pode ser uma boa opção para um desempenho melhor, pois dizem chegar aos 180 mph. ( Dizem, pois não tenho certeza, e se realmente chegam, o que não duvido, a que rotação de motor ).

Caso isso seja verdadeiro e com a rotação de 3200 RPM como ouvi falar, é uma ótima opção. Porém pelo que sei, a aeronave do Agliberto Macedo, cruza por volta de 145 mph a 3200 RPM, sendo que esta é uma das melhores senão a mais bem feita do Brasil, ( não conheço todas, pode até ser que já tenha melhor .)

Para quem deseja aumentar a largura de sua fuselagem, dificilmente conseguirá tirar proveito deste aerofólio, pois seu melhor desempenho se dá quando o CL está abaixo do valor de 0,2, e neste caso é melhor em termos de arrasto que o GA42E215. Isso significa ganhos em velocidade final, acima das 170 mph.

Os perfis NLF, tem como característica, sofrer perda de sustentação, quando contaminado em seu bordo de ataque, com poeira, água, etc., fato bastante conhecido dos donos de Vari Eze e Dragonfly.

No entanto, à de se pesar que várias aeronaves voam com este mesmo tipo de perfil, os NLF, que são perfis de última geração, e entre eles cito o Lancair, que é um Top na aviação experimental.

Para quem desejar se utilizar deste perfil, que é melhor que o RAF 48, coloco abaixo as coordenadas do AS5046, e lembro, que para este perfil, novos longarinas devem ser desenhadas, bem como, a incidência da asa alterada. Talvez neste caso, seja melhor contatar o Mark Langford, e se seus desenho já vierem com os dados da nova longarina recalculada e a nova incidência da asa também. A melhor opção sem dúvida nenhuma, é pagar os U$ 100,00 e mandar buscar com ele estas cópias para gabaritagem da asa.

Segue a baixo as coordenadas deste perfil.

 

Estação

Coord. Sup.

Estação

Coord. Inf.

1.00006

0.00134

0.99995

-0.00134

0.99804

0.00200

0.99763

-0.00101

0.99260

0.00372

0.99065

-0.00052

0.98401

0.00594

0.97931

-0.00050

0.97220

0.00866

0.96421

-0.00129

0.95749

0.01168

0.94591

-0.00256

0.93979

0.01474

0.92439

-0.00407

0.91895

0.01797

0.89952

-0.00605

0.89512

0.02146

0.87165

-0.00870

0.86847

0.02532

0.84111

-0.01210

0.83924

0.02960

0.80827

-0.01632

0.80767

0.03441

0.77354

-0.02135

0.77409

0.03982

0.73735

-0.02722

0.73889

0.04596

0.70010

-0.03396

0.70270

0.05277

0.66265

-0.04132

0.6609

0.06004

0.62582

-0.04860

0.62962

0.06733

0.58935

-0.05509

0.59358

0.07375

0.55315

-0.06046

0.55759

0.07896

0.51700

-0.06445

0.52139

0.08307

0.48068

-0.06725

0.48502

0.08610

0.44435

-0.06899

0.44860

0.08824

0.40806

-0.06980

0.41235

0.08957

0.37208

-0.06986

0.37649

0.09013

0.33664

-0.06919

0.34123

0.08996

0.30198

-0.06783

0.30680

0.08909

0.26829

-0.06582

0.27342

0.08752

0.23577

-0.06321

0.24130

0.08527

0.20462

-0.06003

0.21060

0.08233

0.17505

-0.05634

0.18148

0.07874

0.14723

-0.05216

0.15411

0.07456

0.12133

-0.04752

0.12868

0.06983

0.09745

-0.04246

0.10538

0.06454

0.07571

-0.03710

0.08429

0.05863

0.05625

-0.03155

0.06537

0.05215

0.03925

-0.02596

0.04876

0.04527

0.02489

-0.02044

0.03450

0.03803

0.01342

-0.01505

0.02260

0.03058

0.00510

-0.00988

0.01322

0.02302

0.00071

-0.00489

0.00632

0.01544

 

 

0.00193

0.00801

 

 

0.00003

0.00097