PESO E BALANCEAMENTO FINAL - (Peso e balanceamento PDF - baixar)
O peso e Balanceamento final é com a aeronave já pronta, é simples, e se durante o projeto e no primeiro estudo de balanceamento, e durante as verificações de peso, tudo correu normalmente, não existirá problemas nenhum nesta verificação.
A verificação do posicionamento do CG, deve ser feita utilizando 3 balanças, uma em cada roda principal, e uma na triquilha. A aeronave para esta medição deve estar nivelada na condição de vôo. (Se desejar contratar o serviço de peso e balanceamento clique aqui para ver como.)
Você pode baixar um programa no link que segue para auxiliar no peso e balanceamento.
Convém que sejam determinadas as seguintes posições de CG:
CG com peso Vazio
CG com carga máxima ( piloto + pax + combustível máximo )
CG com carga mínima ( Piloto + zero combustível )
CG com piloto + pax + zero combustível
CG com piloto + combustível máximo
Importante aqui, é verificar também se existe alguma limitação quanto ao menor peso possível do piloto, e também quanto ao maior peso possível do piloto e pax ao mesmo tempo. Muitas vezes um piloto muito leve, pode trazer o CG para fora do seu passeio. Isso vai depender muito da configuração da aeronave. Caso fosse prevista bagagem, esta deveria entrar no estudo. Veja o desenho que segue.
Supondo ser este o nivelamento da aeronave quando em vôo, se pode com o auxílio de 3 balanças fazer então o balanceamento.
Obs: Os valores que serão lidos na balança, foram levemente modificados, em relação ao que foi anteriormente calculado propositadamente, uma vez que é isso o que normalmente acontece, pois na prática em se tratando de avião experimental, não se considera tudo no cálculo teórico, como por exemplo, parafusos, cabos, etc.
Os pesos máximos porém foram mantidos.
Veja abaixo a primeira pesagem com a aeronave totalmente vazia:
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AERONAVE VAZIA |
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Peso ( Kgf ) |
Alavanca ( mm ) |
Momento ( Kgf x mm ) |
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Roda dianteira |
54.2 |
1450 |
78590 |
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Roda traseira esq. |
262.4 |
-1040 |
-272896 |
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Roda traseira dir. |
262.4 |
-1040 |
-272896 |
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TOTAL |
579 |
-806.91 |
-466836 |
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CG em % da MAC |
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50.43 |
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Veja por esta tabela, que com o peso lido nas balanças, pode-se determinar a posição do CG vazio da aeronave, bastando para isso dividir o momento total pelo peso total da aeronave, para então obter o valor de -806.28 mm, que é a posição do CG, ou seja 50.43 % da MAC.
Pode-se então colocar apenas o piloto na aeronave e obter o CG da aeronave para:
Piloto + zero combustível
Considerando o Piloto com 90 Kg, pois quanto mais leve pior para o CG, neste caso.
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AERONAVE VAZIA + PILOTO + ZERO COMBUSTÍVEL |
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Peso ( Kgf ) |
Alavanca ( mm ) |
Momento ( Kgf x mm ) |
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Roda dianteira |
111.6 |
1450 |
161921 |
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Roda traseira esq. |
288.7 |
-1040 |
-300211 |
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Roda traseira dir. |
268.7 |
-1040 |
-279411 |
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TOTAL |
669 |
-624.37 |
-417702 |
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CG em % da MAC |
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39.02 |
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Repare que a balança que está na roda traseira esquerda acusou um peso maior que a da direita, tendo em vista que este é o lado que está sentado o piloto.
Nesta situação o CG está bastante para traz, e só se deve voar nesta condição, após realizados testes de vôo, em que fica demonstrado que esta posição é perfeitamente segura. ( O piloto de testes que irá testar as diversas posições da faixa do CG deve usar paraquedas, e a aeronave dispor de com algum sistema que a ajude a sair de uma situação adversa. ), como por exemplo um pára-quedas de cauda ou um balístico.
Veja agora uma outra pesagem, adicionando o passageiro ( pax ).
O pax também com 90g.
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AERONAVE VAZIA + PILOTO + PAX + ZERO COMBUSTÍVEL |
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Peso ( Kgf ) |
Alavanca ( mm ) |
Momento ( Kgf x mm ) |
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Roda dianteira |
169.2 |
1450 |
245252 |
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Roda traseira esq. |
294.9 |
-1040 |
-306727 |
|||
Roda traseira dir. |
294.9 |
-1040 |
-306727 |
|||
TOTAL |
759 |
-485.11 |
-368202 |
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CG em % da MAC |
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30.32 |
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Observe que o CG ficou em uma posição bastante confortável, ou seja, próximo dos 30% da MAC, que se traduz por uma posição segura.
Veja agora, a mesma situação mas com o tanque cheio, ou seja pesando 55 Kg a mais, o que significa 78 litros de combustível ( Litros = peso / 0.7 ).
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AERONAVE VAZIA + PILOTO + PAX + COMBUSTÍVEL MÁXIMO |
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Peso ( Kgf ) |
Alavanca ( mm ) |
Momento ( Kgf x mm ) |
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Roda dianteira |
202.0 |
1450 |
292782 |
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Roda traseira esq. |
306.0 |
-1040 |
-318282 |
|||
Roda traseira dir. |
306.0 |
-1040 |
-318282 |
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TOTAL |
814 |
-422.34 |
-343782 |
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CG em % da MAC |
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26.39 |
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Aqui novamente a posição do CG foi favorável, ficando este a 26.39 % da MAC.
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AERONAVE VAZIA + PILOTO + COMBUSTÍVEL MÁXIMO |
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Peso ( Kgf ) |
Alavanca ( mm ) |
Momento ( Kgf x mm ) |
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Roda dianteira |
134.6 |
1450 |
195230 |
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Roda traseira esq. |
304.7 |
-1040 |
-316866 |
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Roda traseira dir. |
284.6 |
-1040 |
-296066 |
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TOTAL |
724 |
-576.93 |
-417702 |
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CG em % da MAC |
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36.05 |
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O CG nesta condição de vôo, perde apenas para a situação de sem combustível.
O estudo do CG quando bem feito, pode propiciar um bom alívio de peso, bem como, uma aeronave bem distribuída, e com pouca necessidade de passeio do CG, o que se traduz em menos trimagem ( ajustes nas superfícies móveis secundárias ), e como conseqüência, menor consumo de combustível, maior velocidade máxima, vôo menos trabalhoso, etc.
O cálculo do CG convém que seja feito logo após o estudo inicial dos cálculos aerodinâmico, esta forma algumas cargas já poderiam ser reduzidas, e como conseqüência direta, uma redução no peso vazio da aeronave.
Eduardo Hilton
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