PESO E BALANCEAMENTO FINAL - (Peso e balanceamento PDF - baixar)

 

O peso e Balanceamento final é com a aeronave já pronta, é simples, e se durante o projeto e no primeiro estudo de balanceamento, e durante as verificações de peso, tudo correu normalmente, não existirá problemas nenhum nesta verificação.

A verificação do posicionamento do CG, deve ser feita utilizando 3 balanças, uma em cada roda principal, e uma na triquilha. A aeronave para esta medição deve estar nivelada na condição de vôo. (Se desejar contratar o serviço de peso e balanceamento clique aqui para ver como.)

 

Você pode baixar um programa no link que segue para auxiliar no peso e balanceamento.

 

 

Convém que sejam determinadas as seguintes posições de CG:

 

CG com peso Vazio

CG com carga máxima ( piloto + pax + combustível máximo )

CG com carga mínima  ( Piloto + zero combustível )

CG com piloto + pax + zero combustível

CG com piloto + combustível máximo

 

Importante aqui, é verificar também se existe alguma limitação quanto ao menor peso possível do piloto, e também quanto ao maior peso possível do piloto e pax ao mesmo tempo. Muitas vezes um piloto muito leve, pode trazer o CG para fora do seu passeio. Isso vai depender muito da configuração da aeronave. Caso fosse prevista bagagem, esta deveria entrar no estudo. Veja o desenho que segue.

 

 

Supondo ser este o nivelamento da aeronave quando em vôo, se pode com o auxílio de 3 balanças fazer então o balanceamento.

Obs: Os valores que serão lidos na balança, foram levemente modificados, em relação ao que foi anteriormente calculado propositadamente, uma vez que é isso o que normalmente acontece, pois na prática em se tratando de avião experimental, não se considera tudo no cálculo teórico, como por exemplo, parafusos, cabos, etc.

Os pesos máximos porém foram mantidos.

Veja abaixo a primeira pesagem com a aeronave totalmente vazia:

 

 

 

AERONAVE VAZIA

 

 

Peso ( Kgf )

Alavanca ( mm )

Momento ( Kgf x mm )

Roda dianteira

54.2

1450

78590

Roda traseira esq.

262.4

-1040

-272896

Roda traseira dir.

262.4

-1040

-272896

TOTAL

579

-806.91

-466836

CG em % da MAC

 

50.43

 

             

 

Veja por esta tabela, que com o peso lido nas balanças, pode-se determinar a posição  do CG vazio da aeronave, bastando para isso dividir o momento total pelo peso total da aeronave, para então obter o valor de -806.28 mm, que é a posição do CG, ou seja 50.43 % da MAC.

Pode-se então colocar apenas o piloto na aeronave e obter o CG da aeronave para:

Piloto + zero combustível

Considerando o Piloto com 90 Kg, pois quanto mais leve pior para o CG, neste caso.

 

 

 

AERONAVE VAZIA + PILOTO + ZERO COMBUSTÍVEL

 

 

Peso ( Kgf )

Alavanca ( mm )

Momento ( Kgf x mm )

Roda dianteira

111.6

1450

161921

Roda traseira esq.

288.7

-1040

-300211

Roda traseira dir.

268.7

-1040

-279411

TOTAL

669

-624.37

-417702

CG em % da MAC

 

39.02

 

             

 

Repare que a balança que está na roda traseira esquerda acusou um peso maior que a da direita, tendo em vista que este é o lado que está sentado o piloto.

Nesta situação o CG está bastante para traz, e só se deve voar nesta condição, após realizados testes de vôo, em que fica demonstrado que esta posição é perfeitamente segura. ( O piloto de testes que irá testar as diversas posições da faixa do CG deve usar paraquedas, e a aeronave dispor de com algum sistema que a ajude a sair de uma situação adversa. ), como por exemplo um pára-quedas de cauda ou um balístico.

 

Veja agora uma outra pesagem, adicionando o passageiro ( pax ).

O pax também com 90g.

 

 

 

AERONAVE VAZIA + PILOTO + PAX + ZERO COMBUSTÍVEL

 

 

Peso ( Kgf )

Alavanca ( mm )

Momento ( Kgf x mm )

Roda dianteira

169.2

1450

245252

Roda traseira esq.

294.9

-1040

-306727

Roda traseira dir.

294.9

-1040

-306727

TOTAL

759

-485.11

-368202

CG em % da MAC

 

30.32

 

             

 

Observe que o CG ficou em uma posição bastante confortável, ou seja, próximo dos 30% da MAC, que se traduz por uma posição segura.

Veja agora, a mesma situação mas com o tanque cheio, ou seja pesando 55 Kg a mais, o que significa 78 litros de combustível ( Litros = peso / 0.7 ).

 

 

 

AERONAVE VAZIA + PILOTO + PAX + COMBUSTÍVEL MÁXIMO

 

 

Peso ( Kgf )

Alavanca ( mm )

Momento ( Kgf x mm )

Roda dianteira

202.0

1450

292782

Roda traseira esq.

306.0

-1040

-318282

Roda traseira dir.

306.0

-1040

-318282

TOTAL

814

-422.34

-343782

CG em % da MAC

 

26.39

 

             

 

Aqui novamente a posição do CG foi favorável, ficando este a 26.39 % da MAC.

 

 

 

AERONAVE VAZIA + PILOTO + COMBUSTÍVEL MÁXIMO

 

 

Peso ( Kgf )

Alavanca ( mm )

Momento ( Kgf x mm )

Roda dianteira

134.6

1450

195230

Roda traseira esq.

304.7

-1040

-316866

Roda traseira dir.

284.6

-1040

-296066

TOTAL

724

-576.93

-417702

CG em % da MAC

 

36.05

 

             

 

O CG nesta condição de vôo, perde apenas para a situação de sem combustível.

O estudo do CG quando bem feito, pode propiciar um bom alívio de peso, bem como, uma aeronave bem distribuída, e com pouca necessidade de passeio do CG, o que se traduz em menos trimagem ( ajustes nas superfícies móveis secundárias ), e como conseqüência, menor consumo de combustível, maior velocidade máxima, vôo menos trabalhoso, etc.

O cálculo do CG convém que seja feito logo após o estudo inicial dos cálculos aerodinâmico, esta forma algumas cargas já poderiam ser reduzidas, e como conseqüência direta, uma redução no peso vazio da aeronave.

 

 

 

Eduardo Hilton

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