Eduardo
Hilton
Desde jovem, sempre gostou de carros, barcos, motocicletas, mexer com motores e com tudo que era diferente.
Aos 13 anos já tinha uma oficina bastante completa, tendo inclusive, nesta época, desmontado o seu primeiro motor de carro e construído seu primeiro kart. Nesta idade, já trabalhava em uma oficina de carros, sem nada receber, apenas com o intuito de aprender.
Formado em Engenharia Mecânica com especialização em automobilismo, e
também em Engenharia de Segurança do Trabalho, é professor da disciplina de
Projetos Mecânicos e Auto Cad, além de executar perícias técnicas judiciais
e projetos mecânicos.
Trabalhou alguns anos no Centro de Pesquisas Veiculares (CPV) da
Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), onde teve seus primeiros contatos com
veículos fora de
série , de todos os tipos ,
tais como Pantaneiras, Trens Aero-Deslizantes, Hovercrafts, carros dos
mais
diversos tipos , além de trabalhar com dinamômetros de chassis, dinamômetros
de freio, bancadas de teste,
regulagem de motores, etc.
Fez do seu trabalho o seu Hobby, fazendo em casa seu primeiro carro, partindo do zero, um Bug tubular com motor Passat entre eixos, há vinte e cinco anos atrás.
Depois
disso, foram barcos, hovercrafts, mais carros, etc.
No Centro de Pesquisas da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), onde trabalhou com os mais diversos projetos, teve seu primeiro contato com aeronaves, de que sempre gostara, ainda que à distância. Diariamente, durante 4 anos, estudava a respectiva teoria na parte da manhã e na parte da tarde executava as peças da primeira aeronave da FEI, Faculdade esta que sempre valorizou projetos inovadores e criativos. A aeronave era um Canard, que é sem dúvida uma aeronave não recomendada para se começar um projeto próprio, devido à interferência da asa dianteira sobre a traseira, e seu conseqüente estol.
Apesar disso, a aeronave voou com sucesso. E este novo trabalho constituiu-se em
mais um prazeroso hobby.
Os ensinamentos obtidos na Engenharia Automobilística são amplamente
utilizados na aviação que ora se dedica: a experimental,
principalmente quanto `a
motorização.
Eduardo trabalhou ainda em montadoras da região do ABC Paulista, (
Volkswagem, Saab-Scania, L'áutomobile ) , porém, de uma maneira geral, em uma
montadora
a especialização é muito grande e perde-se a visão geral do conjunto,
o que lhe determinou a opção por novos rumos. Em uma destas montadoras, a L'áutomobile,
de carros especiais, permaneceu por mais tempo, tendo em vista, que ali se
aprendia de tudo, mecânica, pintura, montagem, parte elétrica, funilaria,
laminação em fibra de vidro, solda, confecção de moldes, confecção de
gabaritos de chassi, etc. Apesar de gostar muito do que fazia nesta última
empresa como Gerente de Produção, a opção por fazer seu vôo solo já tinha
sido tomada no dia em que saiu da VW do Brasil, decisão todavia adiada em razão
de um pedido feito no mesmo dia em que saiu da VW do Brasil, tendo então ido
trabalhar nesta outra de carros especiais, onde ao desligar-se permaneceu por
mais um ano trabalhando no período da manhã,
a
pedido
da
própria
empresa.
Há 17 anos, entrou na aviação como construtor amador, e a partir daí
começou a observar e participar da aviação experimental. Ao longo do tempo
depois de ver diversos erros sendo cometidos, sendo que alguns destes muito básicos,
decidiu editar um livro, o Dinâmica e Aerodinâmica de Aviões voltado para a
aviação experimental, e depois mais tarde, editou outro, o livro Projetando um
Ultraleve, com o intuito de ver diminuídos estes erros ,
alguns tão graves que com certeza ocasionariam a quebra da aeronave
quando decolasse.
Atualmente, possui dois projetos próprios em andamento,
além de ajudar em outros projetos voltados para a aviação experimental. Um deles é o Adendun para o KR-2S, que mais tarde foi chamado de KR-EH, onde já existem muitos em construção e que podem ser vistos no site em aeronaves construindo e voando. Este novo projeto, que teve como base o KR-2S, ficou mais largo no seu habitáculo, com a cauda mais comprida e a área das empenagens recorrigidas, transformando-o em uma aeronave que provavelmente passa a ser a mais indicada para ser fabricada no Brasil, como experimental, tendo em vista a facilidade de obtenção do seu material.
E-mails para:eduhilto@kbonet.com.br