W-10 TAILWIND

Desenhado por S. J. Wittman, ( detentor da patente do trem de pouso tipo lâmina ) em 1953, tem uma aerodinâmica muito refinada para a sua época. Com um motor de 145 HP consegue manter uma cruzeiro de 180 mph, o que é difícil ainda nos dias de hoje.

O W-10 é um asa alta de 2 lugares lado a lado, com trem de pouso tipo convencional, e pára-brisa bastante inclinado para trás.

Sua fuselagem é feita em aço e as longarinas da asa em madeira, sendo que sua fuselagem é entelada.

A planta deste projeto custa U$ 180,00, e quem desejar, um adendun para uma motorização automotiva de 8 cilindros em V, pagará mais U$ 35,00.

O trem de pouso como não poderia deixar de ser, é do tipo Wittman ( lâmina ).

O Nesmith Cougar, o BD-4, e o White Lightining, com certeza se basearam no W-10 para desenhar seus pára-brisas, pois tem inclinações semelhantes.

Para quem deseja algo parecido com o BD-4 porém em tubos de aço, este é sem dúvida nenhuma uma boa opção.

Existe hoje aproximadamente 380 aeronaves destas completas.

 Envergadura

7.3 m

Velocidade max.

200 mph

Área de Asa

8.64 m2

Velocidade cruz.

180 mph

Comprimento

6.0 m

Velocidade de stall

55 mph

Peso máximo

647 Kg

Teto de serviço

20.000 pés

Peso Vazio

381 Kg

Potência

145 HP

Combustível cap.

133 litros

Subida-monoplace

1200 fpm

Lugares

2

   
Alcance

1100 Km

   
Dist. de decolagem

228 m

   
Dist. de pouso

198 m

Fabricante

Aircraft Spruce

AIRCRAFT SPRUCE & SPECIALTY

201 W. Truslow Avenue - Fullerton CA 92632

Tel: 800-824-1930