VELOCITY XL RG
Dan Maher construtor de barcos de corrida criou a séria de aeronaves Velocity, baseado nos Long Eze. Vendeu seu projeto, e agora sob novo comando e já na sua terceira geração, com uma cabina de 1220 mm de largura, se torna uma verdadeira limusine do ar. Com comandos bastante honestos a velocidades acima de 110 mph, uma tendência de voar nivelado em vôos sem as mãos, e o fato de não ter estol na forma pura que se conhece, a transforma em uma aeronave bastante segura. O estol do Canard ocorre apenas na sua asa dianteira, sua superfície secundária, diferentemente de outras aeronaves onde o estol ocorre na asa principal. Quando isso ocorre, o nariz da aeronave baixa, sem necessidade de interferência do piloto, e volta a voar normalmente. No caso de um pouso de emergência, pode-se dar-se ao luxo, de efetuar a descida com o manche totalmente para traz, na sua menor velocidade, pois sabe-se de antemão que esta nunca ficará sem controle. Este fato só ocorre em aeronaves tipo Canard.
Seu planeio mantendo 98 mph, está por volta dos generosos 20:1, um dos maiores existente.
Suas portas abrem tipo gaivota, bastante diferente do projeto inicial tipo Long Eze, em que era necessário se subir no Strake, para depois entrar na aeronave.
O fabricante estima em 1500 horas-homem de trabalho para a sua confecção, no entanto para pessoas com pouca experiência este valor deve chegar a 2700 horas-homem.
Aeronave construída para 6 G's, ou seja na categoria acrobática, porém, como todo Canard, é lenta para um avião acrobático, pois sua asa dianteira é responsável por aproximadamente 20% do peso da aeronave, diferentemente de um avião acrobático, onde sua superfície segundaria é responsável por uma carga infinitamente menor que a do Canard. No caso de aeronaves de combate a jato, com Canard, estas superfícies voam "descarregadas ", sendo usadas apenas em manobras com se fossem empenagem horizontal normal, apenas que colocada na frente.
A um preço de U$ 45.000,00, fora motor e aviônicos, é sem dúvida uma bom kit quadriplace, seguro, diferente e que voa bem.
Envergadura | 9.49 m |
Velocidade max. | 241 mph |
Área Total das Asas | 13.48 m2 |
Velocidade cruz. | 230 mph |
Comprimento | 6.1 m |
Velocidade de stall | 75 mph |
Peso máximo | 1225 Kg |
Teto de serviço | 20.000 pés |
Peso vazio | 745 Kg |
Potência | 260 HP |
Combustível cap. | 266 litros |
Subida | 1300 fpm |
Lugares | 4 |
||
Alcance | 1729 Km |
||
Dist. de decolagem | 428 m |
||
Dist. de pouso | 457 m |
Fabricante | Velocity Aircraft |
Velocity SUV, opção para 160 HP com trem fixo.
VELOCITY AIRCRAFT
200 West Airport Road
Sebastian FL 32958