S-16 SHEKARI
Depois de vários problemas com seu Rans S-11 Pursuit, voltou a projetar uma bonita aeronave. Os projetos da Rans, sempre foram de desenhos pobres, em termos de design de projeto, até o surgimento do S-12 Airale, e depois o S-14 Airale, que é sem dún\vida um dos mais bonitos ultraleves existentes. Talvez dos anteriores possa se salvar o S-7, com uma linha mais padrão para os asa alta.
O S-11, era uma aeronave diferente, com um desenho "avançado" para a época, mas que acabou tendo muito problema na refrigeração, o que inclusive levou o seu projetista a um acidente durante um teste, o qual teve que ficar afastado de seus projetos por um tempo, devido a seus ferimentos. Na sua volta foi iluminado em suas idéias e criou o S-12.
Seu último lançamento o S-16, lembra muito um pulsar, com sua asa baixa, e jeito de avião pequeno.
Triciclo, lado a lado, tendo o seu kit a um custo de U$ 39.000,00 já incluso o motor Continental IO 240 e instrumentos básicos, parece uma aeronave promissora.
Peca no entanto por tem uma cabina acanhada, com seus 1010 mm de largura. Porém com esta medida dá para se voar com razoável conforto.
Não é vendido planta deste projeto, bem como de nenhum projeto da Rans.
Suas linhas em termos de desenho, são limpas e de muito bom gosto. Parece que depois do acidente, o Randy Schlitter's, projetista e dono da Rans, voltou com idéias mais limpas e iluminadas, pois todos os seus projetos a partir daí, são de muito bom gosto.
Construído em composite e metal, é uma aeronave veloz e acrobática.
Envergadura | 7.3 m |
Velocidade max. | 248 mph |
Área de Asa | 8.0 m2 |
Velocidade cruz. | 170 mph |
Comprimento | 5.7 m |
Velocidade de stall | 50 mph |
Peso máximo | 590 Kg |
Teto de serviço | 14.000 pés |
Peso vazio | 377 Kg |
Potência | 130 HP |
Combustível cap. | 122 litros |
Subida | 1200 fpm |
Lugares | 2 |
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Alcance | 1570 Km |
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Dist. de decolagem | 122 m |
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Dist. de pouso | 152 m |
Fabricante | Rans Inc |
RANS INC
4600 Highway 183 Alternate
Hays KS 67601