KR-2S
É sem nenhuma dúvida a aeronave mais apropriada para a realidade brasileira, não por suas características de vôo, que não são lá grande coisa, devido a uma sensibilidade um pouco grande de comando na arfagem, tendo em vista sua pequena cauda, porém pela facilidade de se obter os materiais para a sua construção, além de tem um modelo de construção bastante fácil de se fazer.
Toda sua estrutura é feita em madeira, e pode usar tranqüilamente o Freijó, que é abundante por aqui, sendo o seu revestimento feito em fibra de vidro nas asas e empenagens, e mais algumas partes, e também o contraplacado no revestimento básico de sua estrutura.
O tempo estimado de construção é de 800 horas-homem, porém, assim como nas outras aeronaves, para leigos em construção, o tempo estimado deve chegar a 1500 horas-homem.
O KR-2 peca por ter um interior muito acanhado, praticamente inviável para viagens. Entretanto, este problema pode ser facilmente solucionado com o Adendun, existente neste Site , na parte das plantas, onde além de um aumento na largura, que transforma o seu interior em um cockpit confortável com 1100 mm de largura, houve também um acréscimo no seu comprimento, bem com na sua empenagem horizontal, o que se traduz em um aumento na qualidade de vôo da aeronave, reduzindo desta forma a sensibilidade na arfagem.
O KR-2S sem este Adendun, é uma aeronave que não dará a seu proprietário uma plena satisfação, uma vez que dificilmente se sentirá a vontade para fazer uma viagem acompanhado, tal é o incômodo da pouca largura de sua fuselagem, algo por volta de 860 mm, apenas 50 mm a mais que o SKY ARROW, sendo que este é uma aeronave em tandem, ou seja, um na frente outro atras.
Seu kit custa nos EUA U$ 7.800,00, porém já temos pessoas fazendo parte deste kit, ou seja a parte de madeira, por aqui, a preços bastante vantajosos.
O preço da planta fica por U$ 250,00, mais o Adendun completo, com perfil laminar, que custa R$ 165,00.
Tem-se notícias de aeronaves deste tipo, voando com um total investido de menos de R$ 10,000, no entanto, com uma instrumentação melhor, vai beirar a casa dos R$ 13.000,00 a R$ 15.000,00.
O motor indicado é o VW a ar de 2180 cc, sem redutor, com 80 HP a 3600 RPM.
Envergadura | 7.0 m |
Velocidade max. | 200 mph |
Área de Asa | 7.62 m2 |
Velocidade cruz. | 180 mph |
Comprimento | 4.88 m |
Velocidade de stall | 52 mph |
Peso máximo | 445 Kg |
Teto de serviço | 15.000 pés |
Peso vazio | 236 Kg |
Potência | 80 HP |
Combustível cap. | 91 litros |
Subida | 1200 fpm |
Lugares | 2 |
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Alcance | 2000 Km |
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Dist. de decolagem | 106 m |
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Dist. de pouso | 183 m |
Fabricante | Rand Robinson |
KR-2S de Agliberto Macedo - Motor 2180 cc VW - Velocidade cruzeiro 145 mph.
RAND ROBINSON ENGINEERING
15641 Product Lane, A-5
Huntington Beach CA 92649
Tel: 714-898-3811