KR-2S

 

É sem nenhuma dúvida a aeronave mais apropriada para a realidade brasileira, não por suas características de vôo, que não são lá grande coisa, devido a uma sensibilidade um pouco grande de comando na arfagem, tendo em vista sua pequena cauda, porém pela facilidade de se obter os materiais para a sua construção, além de tem um modelo de construção bastante fácil de se fazer.

Toda sua estrutura é feita em madeira, e pode usar tranqüilamente o Freijó, que é abundante por aqui, sendo o seu revestimento feito em fibra de vidro nas asas e empenagens, e mais algumas partes, e também o contraplacado no revestimento básico de sua estrutura.

O tempo estimado de construção é de 800 horas-homem, porém, assim como nas outras aeronaves, para leigos em construção, o tempo estimado deve chegar a 1500 horas-homem.

O KR-2 peca por ter um interior muito acanhado, praticamente inviável para viagens. Entretanto, este problema pode ser facilmente solucionado com o Adendun, existente neste Site , na parte das plantas, onde além de um aumento na largura, que transforma o seu interior em um cockpit confortável com 1100 mm de largura, houve também um acréscimo no seu comprimento, bem com na sua empenagem horizontal, o que se traduz em um aumento na qualidade de vôo da aeronave, reduzindo desta forma a sensibilidade na arfagem.

O KR-2S sem este Adendun, é uma aeronave que não dará a seu proprietário uma plena satisfação, uma vez que dificilmente se sentirá a vontade para fazer uma viagem acompanhado, tal é o incômodo da pouca largura de sua fuselagem, algo por volta de 860 mm, apenas 50 mm a mais que o SKY ARROW, sendo que este é uma aeronave em tandem, ou seja, um na frente outro atras.

Seu kit custa nos EUA U$ 7.800,00, porém já temos pessoas fazendo parte deste kit, ou seja a parte de madeira, por aqui, a preços bastante vantajosos.

O preço da planta fica por U$ 250,00, mais o Adendun completo, com perfil laminar, que custa R$ 165,00.

Tem-se notícias de aeronaves deste tipo, voando com um total investido de menos de R$ 10,000, no entanto, com uma instrumentação melhor, vai beirar a casa dos R$ 13.000,00 a R$ 15.000,00.

O motor indicado é o VW a ar de 2180 cc, sem redutor, com 80 HP a 3600 RPM.

 

Envergadura

7.0 m

Velocidade max.

200 mph

Área de Asa

7.62 m2

Velocidade cruz.

180 mph

Comprimento

4.88 m

Velocidade de stall

52 mph

Peso máximo

445 Kg

Teto de serviço

15.000 pés

Peso vazio

236 Kg

Potência

80 HP

Combustível cap.

91 litros

Subida

1200 fpm

Lugares

2

   
Alcance

2000 Km

   
Dist. de decolagem

106 m

   
Dist. de pouso

183 m

Fabricante

Rand Robinson

 

KR-2S de Agliberto Macedo - Motor 2180 cc VW - Velocidade cruzeiro 145 mph.

RAND ROBINSON ENGINEERING

15641 Product Lane, A-5

Huntington Beach CA 92649

Tel: 714-898-3811