GLASTAR

 A Soddard-Hamilton, já era bastante conhecida com seu Glasair, considerado um dos melhores aviões da aviação experimental. Normalmente feitos em composite, usando resinas tipo Derakane, mudou no Glastar sua forma de construção, quando comparado com que vinha produzindo até então. Usando uma construção mista, com aço tipo SAE 4130, chapas de alumínio e composite, procurou neste tipo de construção priorizar o baixo peso, com uma forte estrutura.

Com sua asa alta e escamotiável, para duas pessoas lado a lado, é considerado por muitos como o melhor avião na sua faixa. Muitos o comparam ao Cessna 150, com vantagens para o Glastar em quase todos os sentidos.

Com 1117 mm de largura interna da cabina, é bastante confortável. A faixa de potência pode ir de 125 a 180 HP, no entanto o valor de 160 HP é o aconselhável.

Não existem plantas desta aeronave para vender, no entanto seu Kit pode ser adquirido por U$ 23.590,00 .

O tempo estimado para sua construção é de 750 horas-homem, porém para um construtor de primeira viagem, este valor deve chegar próximo a 1200 horas-homem.

A estrutura primária interna é em tubos de aço, revestido com uma capa da fibra de vidro que lhe dá a linha aerodinâmica. O cone de cauda é em fibra de vidro, e as asas e empenagens são confeccionadas em alumínio.

 

Envergadura

10.66 m

Velocidade max.

185 mph

Área de Asa

11.9 m2

Velocidade cruz.

155 mph

Comprimento

6.8 m

Velocidade de stall

45 mph

Peso máximo

862 Kg

Teto de serviço

16.000 pés

Peso vazio

500 Kg

Potência

160 HP

Combustível cap.

125 litros

Subida

2000 fpm

Lugares

2

   
Alcance

1440 Km

   
Dist. de decolagem

70 m

   
Dist. de pouso

91 m

Fabricante

Stoddard-Hamilton

STODDARD-HAMILTON AIRCRAFT CO.

18701 58th Avenue N.E.

Arlington WA 98223