SEAWIND

Quadri-place, asa baixa, anfíbio, e sem nenhuma dúvida, o mais bonito de todos os anfíbios. Sua carga alar, ao redor de 105 Kg/m2, já indica que requer mais treino para a aprendizagem, e mais ainda para o pouso na água. Seu casco quase chato, indica também que existe a necessidade de muita potência para decolagem. O modelo com 250 HP, não é o mais indicado, apesar de indicado pelo fabricante, pois sua carga de potência ficará por volta de 6.2 Kg/HP, sendo que o mínimo recomendado para esta carga alar seria algo em torno de 5.5 Kg/HP. Já no caso de motorização de 300 HP, este valor cai para 5.15 Kg/HP, portanto dentro do mínimo ideal de 5.5 Kg/HP. Assim sendo a aeronave com 250 HP poderá deixar a desejar nas decolagens principalmente na água. Ainda sobre o casco, pelo seu formato, é possível também perceber que o estrago pode ser grande, no caso de um pouso mais áspero, pois o amortecimento na água é pequeno, porém seu desenho, visa não apenas o pouso na água, mas como também ter um bom desempenho no ar. No desenho do casco, fica evidente a preocupação com o vôo, mais que com a amerissagem. Sua cabina com 1351 mm de largura faz inveja a qualquer outro ultraleve, atingindo padrões só encontrados em automóveis, o que o torna o mais espaçoso dos anfíbios, e também entre os aviões experimentais normais ( Existe alguns que são verdadeiras casas de acampar ).

Seu kit básico sai por U$ 47.790,00, porém com opcionais pode chegar perto dos U$ 100.000,00, e isso sem incluir motor i instrumentos. Nào é este um kit para principiante, porém não que isso disser que alguém com pouca experiência não consiga construí-lo. O tempo estimado de construção varia entre 2000 e 3000 horas-homem, dependendo da experiência do montador.

Totalmente em composite, com um desenho audacioso, principalmente pelo motor pendurado na deriva vertical, que é feita para suportar 20 G's, tendo em vista, que se procura em uma aterragem brusca, que o motor não despenque em cima da cabina. O Seawind, é uma aeronave já amadurecida, com alguma complexidade operacional, com um bom conforto interno, e extremamente bonita.

 Envergadura

10.7 m

Velocidade max.

200 mph

Área de Asa

14.9 m2

Velocidade cruz.

191 mph

Comprimento

8.23 m

Velocidade de stall

59 mph

Peso máximo

1544 Kg

Teto de serviço

20.000 pés

Peso vazio

1035 Kg

Potência

300 HP

Combustível cap.

266 litros

Subida

1250 fpm

Lugares

4

   
Alcance

2700 Km

   
Dist. de decolagem

250 m

   
Dist. de pouso

235 m

Fabricante

SNA, INC.

S.N.A.,INC.

PO Box 607, Route 113

Kimberton PA 19442-0607