O QUE A ABRAEX PODE E FAZ POR VOCÊ

  1. Notícias ABRAEX - Informativo que tem por objetivo ser um meio de comunicação entre os associados, com artigos técnicos, artigos informativos, comunicados, onde adquirir peças para a sua aeronave, etc., cujo objetivo é implementar o crescimento da aviação experimental.
  2. Facilidades para o RIAM - O DAC entende que ninguém conhece mais uma aeronave que seu próprio construtor. Assim sendo, passou a ABRAEX, e responsabilidade de dizer quem pode ou não fazer a sua própria Riam. Desta forma o construtor de um avião experimental, não precisa, levar sua aeronave a oficinas homologadas, podendo sim fazer ele próprio a inspeção. Para isso, basta entrar em contato com a ABRAEX.
  3. Contato com outros construtores - Se um associado já tiver decidido o que deseja fazer ou está se decidindo por um determinado tipo de avião, pode solicitar a ABRAEX, quem são os construtores que estão fazendo aeronaves semelhantes a de seu interesse, de forma a poder agendar visitas a fim de começar a se familiarizar com o tipo de projeto escolhido.
  4. Esclarecimentos de dúvidas - O corpo de diretores e associados, pode a medida do possível ajudar tecnicamente os construtores, ou indicam quem pode fazer, no caso de alguma dúvida. Ainda, consegue também informações de onde pode obter determinadas peças a sua aeronave, isso também, quer seja diretamente da sede, ou através de seus diretores.
  5. Engenheiros Aeronáutico - A ABRAEX dispõe no seu quadro de associados, engenheiros aeronáuticos, que podem fazer o acompanhamento de seu projeto, segundo as necessidades legais, com descontos para o associado ABRAEX. Para isso, basta ligar, e solicitar o endereço ou telefone do engenheiro.
  6. Despachante Aeronáutico - Na hora de fazer a documentação de sua aeronave, ao invés de levar meses para obtê-la, pode o associado, recorrer ao despachante indicado pela ABRAEX, onde além de gozar de desconto para os associados, o desembaraço da documentação é bem mais rápida.
  7. Exame médico - Hoje, a ABRAEX junto com outras associações, já conseguiram perante ao DAC, que o exame médico fosse mais brando, permitindo desta maneira, que algumas pessoas que antes não poderiam tirar suas carteiras, o façam agora. Ainda, foi permitido que para CPDs ( Carteira de Piloto Desportivo ), o exame médico possa ser feito em médicos credenciados pelo ministério da Aeronáutica.
  8. Artigos técnicos - A ABRAEX dispõe hoje de uma pequena biblioteca de revistas especializadas, e que coloca a disposição dos associados. O Associado que tiver interesse em determinado tipo de aeronave, pode solicitar a ABRAEX, cópias destes artigos ( As cópias ( Xerox ) no caso são cobradas ).
  9. Sede administrativa - O Associado ABRAEX, hoje, pode contar com uma sede, local fixo, que pode se dirigir para obter informações, ou mesmo tomar um cafezinho amigo.
  10. Local para construção de aeronaves - Para os associados ABRAEX e que também forem sócios do Aeroclube de São Paulo, existe uma área onde é possível montar sua aeronave, desde que haja espaço, pois atualmente duas aeronaves estão sendo construídas no local.
  11. Ponto de encontro nas festas - A ABRAEX, já está construindo, sua barraca, que será sem dúvida o local de encontro dos associados, nos eventos aéreos onde participar. Este ponto de encontro é muito importante, pois permite que o associado tenha um local de descanso em companhia de amigos.
  12. Festa anual - Com o objetivo de confraternizar, pelo menos uma festa anual é feita. O Associado, pode nesta festa fazer novas amizades ligadas a aviação, bem como ver diversos tipos de aeronaves, de maneira a ajudar a se decidir o que vai fazer, ou melhorar em seu projeto, ou ainda simplesmente relaxar.
  13. Palestras e encontros técnicos - São agendados palestras e encontros do interesse do associado, de forma a dar mais subsídios técnico aos construtores.
  14. Regionais - O associado, pode também contar com regionais da ABRAEX, ou seja, centros de desenvolvimento da aviação experimental, afastados da sede principal, porém ligados a ela. Isso permite que o associado tenha pontos de apoio mais próximos da sua cidade.

Lutas pela frente

  1. Taxas aeroportuárias - Hoje a cada pouso em pistas controladas ou utilização da fonia com o controle, a aeronave experimental paga taxas da mesma maneira que a aviação geral. A luta aqui, é para se criar, assim como nos Estados Unidos, uma taxa anual, mais na medida de nossos bolsos.
  2. Experimentais e aeronaves antigas - Juntamente com outra associação, a ABRAEX, vem lutando para que aeronaves antigas tenham a sua manutenção sob a responsabilidade de seus proprietários, de forma a não serem mais obrigados a fazerem suas manutenção em oficinas homologadas.
  3. Carteira Lazer / Esportiva - Para se pilotar aeronaves experimentais, que não sejam ultraleves, é necessário pelo menos a carteira de habilitação tipo PP ( Piloto Privado ). A luta aqui, é pela criação de uma carteira de Lazer ou Esportiva, desvinculada da ICAO, ou seja, com exame médico mais simples, e feitos e médicos credenciados pelo ministério da Aeronáutica. O exame teórico, podendo ou não ser feito dentro do DAC, continuaria com o mesmo grau de dificuldade, pois é de fundamental importância para a segurança o conhecimento técnico tanto da aeronave, quanto do meio. Esta carteira só seria válida até uma determinada carga alar da aeronave, 80 Kg/m2, por exemplo. Da mesma maneira que é a CPD, até 38 Kg/m2.
  4. Inspetores de construção - Assim como nos Estados Unidos, a inspeção em aeronaves, poderia ser feita por pessoas de conhecimento comprovado em construção de aeronaves, facilitando assim as inspeções aos associados que residem em locais distantes dos grandes centros, e que são justamente os mais afetados pela falta deste tipo de inspetor.